quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE NACIONAL DE BRASÍLIA – UnB
CURSO: ARTES – TEATRO – PÓLO RIO BRANCO
DISCIPLINA: SUPORTE CÊNICO I
DOCENTE: PAULO AUGUSTO VISCARDI PELLEGRINI
DISCENTE: FRANÇOISE PESSOA; APARECIDO GONÇALVES; IZABEL PAIXÃO; JAMINEIDE NERY; ANDRELIANA OLIVEIRA; MARÍLIA BOMFIM
DATA: 08/10/2009
BLOG: www.processosteatraisdasoiseblogspotcom.blogspot.com

PROJETO DA CRIAÇÃO DAS MÁSCARAS.

1. APRESENTAÇÃO

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, “A commédia dell'Arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII.”

As apresentações eram feitas em cima de carroças ou palcos improvisados, nas ruas e praças das cidades. Normalmente essas companhias eram formadas por famílias.

Os atores não decoravam textos, pois havia apenas um roteiro com personagens fixos, mas possuindo total liberdade de criação. Muitos atores interpretavam o mesmo papel durante toda vida. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura familiar.

Segundo o texto “Commédia Dell' Arte”, escrito pelo grupo de teatro Moitará, “As trupes da Commédia dell'Arte eram formadas, geralmente, por oito ou doze atores. Os personagens representados eram divididos em três categorias: os enamorados, os velhos e os criados chamados zannis, que provavelmente deriva de Giovanni, nome típico do ambiente camponês italiano.”

2. JUSTIFICATIVA

Sendo a Comédia dell’Arte um movimento tão importante para a História do Teatro, torna-se imprescindível que ao alunos da Licenciatura em Teatro, da UAB/UNB, realizem um estudo aprofundado sobre as características desse tema. Para tanto, o texto “Tabarin –Guarda de Honra” deverá ser o ponto de partida dessa pesquisa.

Sendo o espetáculo “Tabarin –Guarda de Honra” uma peça da Comédia dell’Arte, faz-se necessário a utilização de máscaras que possam ajudar a caracterizar os personagens. Essas máscaras devem possuir uma feição dúbia entre humano e animal, ficando à escolha de cada aluno do curso de teatro, a escolha do personagem e que tipo de animal ele pode se assemelhar.

Por se tratar de um grupo de alunos que vivem na Amazônia, cercados por riquezas naturais, a utilização de alguns elementos podem aproximar a Comédia dell’Arte, nascida no século XV, ao momento atual e também ao regional. Assim, sementes poderão ser utilizadas no acabamento das máscaras. As cores poderão ser escolhidas baseadas na floresta, podendo ser utilizado o verde, amarelo, laranja, marrom e rosa clara.


3. OBJETIVO GERAL

Ampliar o conhecimento histórico e prático dos alunos de Teatro da UAB/UnB.


4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer a história da Comédia dell’Arte e sua influência no teatro contemporâneo;
• Reconhecer a Comédia dell’Arte como movimento que popularizou o teatro na Europa e no mundo;

• Conhecer as características dos personagens da Comédia dell’Arte ;
• Proporcionar aos alunos, o conhecimento teórico/prático da construção de máscaras;
• Conhecer textos da Comédia, identificando suas características.


5. PLANO DE EXECUÇÃO

• Pesquisar a história da Comédia dell’Arte em textos e endereços eletrônicos;
• Promover o debate em grupo sobre a Comédia dell’Arte;
• Realizar leitura dramática do texto “Tabarin – Guarda de Honra”;
• Participar das oficinas de confecção de máscaras promovidas pela disciplina de Suportes Cênicos;
• Criar máscaras para os personagens do texto “Tabarin –Guarda de Honra”.

6. CONCLUSÃO
Espera-se que os alunos de Teatro da UAB/UnB, da disciplina de Suporte Cênico, sintam-se motivados a trabalhar com máscaras em seus trabalhos artísticos particulares e também em sala de aula, pois todos serão professores da disciplina de Arte e, após esse projeto, terão conhecimentos teórico/prático sobre a Comédia dell’Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário