sábado, 3 de outubro de 2009

GRUPO MOITARÁ E SUAS PESQUISAS MASCARAREIRAS

Há mais de 20 anos o grupo Moitará vem realizando pesquisas sobre as performances de atores sob máscaras nos palcos brasileiros e no mundo, o grupo afirma que :
A Máscara, sem sombra de dúvidas, é o mais representativo elemento de toda história do teatro e em todas as culturas são encontradas Máscaras como elementos de comunicação capazes de transmitir a essência da vida de seu povo. Por esta razão, nosso trabalho consiste numa pesquisa teórica e prática do significado artístico e sociocultural da Máscara, elaborando a sua função cênica através da confecção e do jogo que ela propõe.”
Esta afirmação nos dá um panorama diferente em relação às diversas formas de olhar o outro, não só em suas individualidades, bem como em grupos sociais. Para mim, este olhar é inovador, pois ainda não havia me alertado para estas possibilidades. O grupo Moitará subdivide suas pesquisas de máscaras em seis estilos, ou seja, gêneros:

• Máscara Neutra; Esta é a mais simples e simétrica, sem muitas especificidades, propõe ao ator o silêncio e este amplia seus sentidos fazendo com que a essência das ações e situações seja buscada através do corpo. Esta máscara é base de todas as outras que serão criadas.

• Máscaras Abstratas; Estas têm formas geométricas e não nos remete a algo de natureza viva como, animal ou humano. Sua função é projetar o corpo do ator em jogos assimétricos e acrobáticos fazendo com este entenda o tempo e o espaço e transmita-os no palco em imagens precisas e dinâmicas.


• Máscaras Larvárias; Esta também não permite a voz. Elas estão no patamar de rostos inacabados ou formas simples que aparenta os rostos humanos, as máscaras larvárias nos remete a figura de insetos no seu primeiro estado de vida e dá oportunidade das palavras serem ditas através das ações do ator.
• Máscaras expressivas; Estas já vêm com expressões de caráter dos personagens, apesar dela também fazer parte das máscaras silenciosas ela induz a ação física do personagem, portanto fala com as marcas objetivas da máscara, bem como com o corpo do personagem e do ator.

• Meia Máscara; Esta dá inicio as máscaras falantes, pois só cobrem metade do rosto, sendo possível visualizar a boca dos atores. Elas tem uma característica única, pois podem representar várias personagens de tipos fixos, oportuniza ao texto sair do cotidiano, ir além através do ajuste do corpo e da voz do ator dentro das propostas do personagem.

• Máscaras de acento; Estas são práticas e de muita serventia para quem quer acentuar a caricatura de algum personagem, ela permite a voz. O mais interessante deste tipo de máscara é que permite que se veja o lado do ator em suas formas mais genuínas e ao mesmo tempo o caráter do personagem caracterizado pela máscara. Bom dizer que o nariz do palhaço está inserido nesta categoria de máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial