PROJETO FINAL DE SUPORTES CÊNICOS
1. Titulo e apresentação
+ Caras da Commédia
A commédia dell’Arte deixou um grande legado para a história do teatro mundial, fonte de várias pesquisas por muitos grupos, ela desenvolvia um espetáculo que abordava os ofícios da época e as vidas públicas e, ou privadas das pessoas do século XV até meados do XVIII. Através de personagens fixos e que usavam de máscaras para expressar suas atuações, este gênero teatral primeiramente se apresentava de uma forma marginal e tosca, só depois de um tempo saiu das carroças e palcos improvisados nas praças e nas ruas e tomou os prédio de teatro como espaço cênico. Quando cito, marginal e tosca, quero expressar que este seguimento não era bem visto pela hegemonia teatral da época, pois estava terminando a idade média e todas as encenações eram diretamente ligadas a religião católica com intuito de ensinar os mandamentos da igreja.
2. Justificativa –
A utilização de máscaras para montagem espetacular do texto teatral “Tabarin, Guarda de Honra” é indispensável, pois este texto foi concebido para um gênero teatral específico que é a Commédia dell’Arte. Então, sabendo que naquela época todos os espetáculos montados utilizavam deste tipo de adereço não seria conveniente, muito menos, completo passar por uma experiência com estilo de ação dramática, sem ir a fundo com seus conceitos já formulados e concebidos dentro de uma estética de construção de uma técnica teatral onde, por sua vez, deu e ainda dá muito certo nos palcos tanto dos grandes teatros, como nas construções de teatro de rua.
3. Objetivos –
Geral:
Realizar pesquisa e confeccionar máscara zoomórfica com base no estilo teatral da Commédia dell’Arte, utilizando conceitos sobre técnicas e estéticas de montagem deste seguimento teatral secular.
Específico:
• Pesquisar e fotografar animais em zoológico, sites, no entorno de nossas casas e etc...
• Pesquisa constante no site de Dario Fo (http://www.dariofo.it/ ) e Grupo Moitará (http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm) sobre as diversas formas de máscaras e suas técnicas de confecção.
• Pesquisa constante no site de Dario Fo e Grupo Moitará as máscaras dos tipos fixos da Commédia dell’ Arte.
• Realizar pesquisa no site http://www.sartorimaskmuseum.it/eng/museo1.htm
• Ler texto teatral, “Tabarin, Guarda de Honra”.
• Escolher personagem como base para sua máscara do texto “Tabarin, Guarda de Honra”.
• Participar da oficina de aprendizagem e confecção de máscara mortuárias com professora Graça e Patrícia.
• Confeccionar a máscara.
• Fotografar máscara final.
• Postar no blog, www.processosteatraisdasoiseblogspotcom.blogspot.com
4 . Conclusão e especificidades adicionais.
Com base no texto teatral “Tabarin, guarda de honra”, onde se tem quatro personagens típicos do Commédia dell’Arte pude executar este projeto que está intimamente ligado com a pesquisa e confecção de uma máscara zoomórfica, muito usada na commédia dell’Arte. Os personagens de “Tabarin, guarda de honra” são: Lucas Joufflu (velho, pai de Isabela); Tabarin (o criado); Capitão Rodomonte e Isabela (enamorados). A personagem escolhida por mim foi o Capitão Rodomonte.
Quando li a farsa logo me identifiquei com o Capitão Rodomonte, então fiz uma pesquisa sobre animais a pedido da disciplina Suporte Cênicos para confeccionar a máscara com base no personagem escolhido. Após a escolha do personagem e do animal pude finalmente idealizar os conceitos da máscara que criaria para meu personagem. O elefante foi o animal escolhido para compor parceria com capitão Rodomonte, achei os dois bem parecidos fisicamente e alegoricamente, vejo o capitão como altivo, mas ao mesmo tempo tolo. O elefante é bem grande e ao mesmo tempo sensível e também se deixa enganar por aqueles que só querem tirar proveito de sua beleza, elegância e grandeza física, mas como o capitão pode dar a volta por cima e mostrar suas habilidades para transformar uma situação dada.
5. fotografia do trabalho final
terça-feira, 6 de outubro de 2009
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