A palavra planejamento não tem várias significações, e sua definição segundo alguns dicionários são: Ação ou efeito de planejar; Plano de trabalho pormenorizado; Função ou serviço de preparação do trabalho. Nos textos ofertados pela UAB/UnB, da semana quatro da disciplina Suportes Cênicos, a palavra planejamento vem engajada em duas especificidades: planejamento cultural e planejamento teatral.
As ações das produções culturais que abrangem as quatro linguagens da arte têm que ser planejadas desde o princípio de cada idéia, a partir das organizações dessas idéias pode partir então para realização das mesmas. É de suma importância que cada artista saiba organizar suas idéias também no papel, pois na era da contemporaneidade temos que estar inserido em todas as partes dos processos de criação, e se uma delas é elaborar um projeto cultural, então podemos dizer que mesmo sendo as atividades de um todo dividido, como dizem nos textos desta semana, todos tem que agir como uma só parte interagindo de forma colaborativa para que o resultado final seja alcançado com satisfação, isso também está no texto da semana.
Podemos dizer que o começo de todo planejamento cultural é colocar no papel as idéias, estas virarão um projeto cultural que viabilizará todo o resto. Para fazer um projeto temos que seguir algumas diretrizes que há muito tempo estão estabelecidas e aceitas. As etapas mais importantes da elaboração de um projeto segundo o texto, Manual de apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural da Votorantim, estão contidas em oito partes que são: Título; Descrição e justificativa; objetivos; metas; metodologias; cronograma; orçamento e mensuração de resultados. Todas estas etapas facilitam a democratização da cultura no nosso país.
Um bom começo para um projeto de sucesso é o seu título, nele temos que colocar de forma concisa a proposta de todo a idéia, ou seja, deixar as pessoas que estão lendo este projeto com vontade de continuar a leitura, seguida pela descrição e justificativa que visa responder a perguntas sobre o projeto, tais como: O “porquê” o projeto deve ser implementado, sua importância e benefícios a comunidade que vai ser atendida. Os objetivos vêm com duas vertentes, os gerais e específicos, o primeiro diz respeito ao objetivo final pretendido pelo projeto e o segundo os objetivos que serão alcançados durante todo processo até obter o geral.
As metas de um projeto têm que garantir o detalhamento de como o projeto vai caminhar até chegar a seus objetivos gerais, a metodologia pode ser confundida com as metas, mas se diferem no sentido que são elas que vão indicar os métodos de como alcançar o público a ser atendido. Muito relevante para um projeto “enxuto” é o cronograma, este define os prazos de realização de cada etapa até serem alcançados os objetivos finais. Todo projeto cultural visa um orçamento para que tudo ocorra como planejado e este orçamento tem que ser feito antes da aprovação, ou seja, no planejamento, ele faz parte do projeto. E por último, a mensuração de resultados, onde consta em forma de números o quanto de pessoas vão ser atendidas e qual é a qualidade cultural que vai ficar de herança para os mesmos.
As ações das produções culturais que abrangem as quatro linguagens da arte têm que ser planejadas desde o princípio de cada idéia, a partir das organizações dessas idéias pode partir então para realização das mesmas. É de suma importância que cada artista saiba organizar suas idéias também no papel, pois na era da contemporaneidade temos que estar inserido em todas as partes dos processos de criação, e se uma delas é elaborar um projeto cultural, então podemos dizer que mesmo sendo as atividades de um todo dividido, como dizem nos textos desta semana, todos tem que agir como uma só parte interagindo de forma colaborativa para que o resultado final seja alcançado com satisfação, isso também está no texto da semana.
Podemos dizer que o começo de todo planejamento cultural é colocar no papel as idéias, estas virarão um projeto cultural que viabilizará todo o resto. Para fazer um projeto temos que seguir algumas diretrizes que há muito tempo estão estabelecidas e aceitas. As etapas mais importantes da elaboração de um projeto segundo o texto, Manual de apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural da Votorantim, estão contidas em oito partes que são: Título; Descrição e justificativa; objetivos; metas; metodologias; cronograma; orçamento e mensuração de resultados. Todas estas etapas facilitam a democratização da cultura no nosso país.
Um bom começo para um projeto de sucesso é o seu título, nele temos que colocar de forma concisa a proposta de todo a idéia, ou seja, deixar as pessoas que estão lendo este projeto com vontade de continuar a leitura, seguida pela descrição e justificativa que visa responder a perguntas sobre o projeto, tais como: O “porquê” o projeto deve ser implementado, sua importância e benefícios a comunidade que vai ser atendida. Os objetivos vêm com duas vertentes, os gerais e específicos, o primeiro diz respeito ao objetivo final pretendido pelo projeto e o segundo os objetivos que serão alcançados durante todo processo até obter o geral.
As metas de um projeto têm que garantir o detalhamento de como o projeto vai caminhar até chegar a seus objetivos gerais, a metodologia pode ser confundida com as metas, mas se diferem no sentido que são elas que vão indicar os métodos de como alcançar o público a ser atendido. Muito relevante para um projeto “enxuto” é o cronograma, este define os prazos de realização de cada etapa até serem alcançados os objetivos finais. Todo projeto cultural visa um orçamento para que tudo ocorra como planejado e este orçamento tem que ser feito antes da aprovação, ou seja, no planejamento, ele faz parte do projeto. E por último, a mensuração de resultados, onde consta em forma de números o quanto de pessoas vão ser atendidas e qual é a qualidade cultural que vai ficar de herança para os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário